“Finalmente chegou a hora! O pedido foi feito e a resposta foi SIM! E agora?”

Vamos colocar a mão na massa e construir esse dia tão especial.

Já Pensou no estilo de casamento que procura?

1. Casamento no campo.
2. Casamento na praia.
3. Casamento ao ar livre.
4. Casamento na cidade (Urban wedding).
5. Casamento a Dois (Elopement Wedding).
6. Destination Wedding.
7. Casamento em casa (Home Wedding).
8. Casamento civil.
9. Casamento religioso com efeito civil.
10. Casamento sustentável (ecowedding).
11. Mini Casamento (Mini Wedding).

Confira no vídeo e divirta-se escolhendo o Casamento dos sonhos!

Fiquem ligados para as próximas dicas!

Beijos,
Mr. Pimentão

Sonhar com seu casamento e pensar que tipo de casamento é o que tem mais a carinha de vocês é uma das primeiras perguntas que fazemos aos casais, porque existe um estilo de casamento para todos os perfis. É preciso conhecer todos para poder tomar uma decisão de sucesso.

O estilo do casamento é o primeiro passo a ser dado após escolherem o local da cerimônia e da festa, pois é ele que vai servir de guia, de tema para todos os itens e detalhes do casamento.
Sabemos como pode ser trabalhoso selecionar tantas inspirações e tendências que preenchem não só os olhos, mas também a cabeça, o coração e muitas pastinhas no Pinterest.

Casamento no campo
O casamento no campo é um queridinho.  Dizer SIM com a luz do dia, pertinho da natureza, com passarinhos cantando, aproveitando o contato com a família e amigos por mais tempo, assistir o pôr do sol com um céu azul de fundo e as fotos maravilhosas com cenários inspiradores é muito romântico!
Além das fazendas magnificas, estamos vendo muitos noivos à procura de cantinhos especiais ao ar livre como ruinas, pontes ou topos de montanhas, que proporcionam momentos inesquecíveis.

Casamento na praia
Areia, sol e barulhinho do mar: uma receita perfeita para um casamento na praia repleto de boas energias! Eles podem acontecer tanto com pé na areia, em uma estrutura de madeira de frente para o mar ou no deck de um espaço para festas, como hotéis ou restaurantes em cidade litorâneas.
A praia é o cenário perfeito para os noivos mais descontraídos, que gostam do oceano, sentir o pé na areia e uma brisa suave. É importante lembrar que o mar é a grande estrela da festa. Agora, como em qualquer casamento ao ar livre, é  preciso seguir algumas regrinhas básicas para que problemas como o horário, clima, temperatura, etc.,não atrapalhem o dia, tá?

Casamento ao ar livre
Casamento ao ar livre é um must have, não interessa se é no campo, na praia, no jardim de casa ou em um centro urbano. Casar ao ar livre tem a vantagem de um pano de fundo exuberante: o contato com a natureza, o céu azul e as nuvens, ou se os noivos optam por um casamento urbano; toda a arquitetura da cidade, o concreto, os muros grafitados e as ruas das metrópoles. Essa opção é perfeita para noivos que desejam oficializar a união numa cerimônia mais descontraída e charmosa, fugindo dos protocolos tradicionais.

Casamento na cidade (Urban wedding)
Para os noivos que se identificam com a cultura urbana, a melhor dica que temos para dar para seu casamento urbano é aproveitar tudo de bom o que a cidade oferece. O que não falta nas grandes e pequenas cidades são novidades gastronômicas -como food trucks, carrinhos de guloseimas, sobremesas diferentes e tem cenários muito inspiradores: casas antigas cheias de história, restaurantes charmosos e bistrôs íntimos para todo o tipo de cerimônia.
Há cada vez mais noivos que preferem cerimônias mais intimistas, simples, modernas e em espaços mais inusitados, em localizações centrais nas cidades. Casar na cidade tem algumas vantagens: os noivos e convidados estão dentro de sua zona de conforto. É mais fácil de planejar e organizar e os fornecedores estão todos perto.

Casamento a Dois (Elopement Wedding)
Ele acontece quando o casal opta por viajar para dizer SIM sem a presença de convidados. Isso não quer dizer que você não possa convidar ninguém, mas os convidados serão somente poucos membros da família (pai, mãe e irmãos) e um amigo que seja muito próximo. Lembra um pouco destination weddings, né?
A palavra Elope em inglês significa fugir de algum lugar e não retornar ao seu ponto de origem. Ela apareceu em 1338 definindo o ato de uma mulher abandonar seu casamento para fugir com o seu amante. Essa definição vingou até 1800, quando passou a significar o ato de um casal fugir para se casar. Se tivéssemos que fazer uma tradução para a nossa língua, poderíamos dizer que ele é um casamento à dois.
Este estilo de cerimônia combina bem com diferentes tipos de casais: apaixonados que querem uma cerimônia íntima e romântica, divorciados que querem se casar novamente em cerimônias menos tradicionais ou casais que acabam optando por este formato por causa de budget limitado.

Destination Wedding
Mais e mais os noivos estão optando por sair de suas cidades natal para celebrar seu casamento em alguma outra cidade ou país. E o que não falta é lugar encantador no mundo: na praia, no campo, na montanha, em castelos ou cidades paradisíacas. São taaaantas as opções de locais que podem se tornar o cenário do seu casamento, é só escolher entre os lugares lindos espalhados pelo Brasil e mundo afora.
Um destination wedding tem a vantagem de  garantir uma integração gostosa entre os noivos e os convidados porque a festa dura alguns dias. Esse é o melhor estilo de casamento para os noivos que são apaixonados por viagens.

Mini Casamento (Mini Wedding)
O nome já diz tudo: amor concentrado! Queridinho entre as noivas, o mini wedding vai na contra mão das grandes festas, é um casamento celebrado de forma mais intimista para, no máximo, 110 pessoas.
Por ter poucos convidados, esse é um casamento que pode ser celebrado em casa, no jardim, ou em lugar que tenha tudo a ver com a história dos noivos. São casamentos mais criativos, ricos em detalhes e simbolismos, inovadores e muito personalizados.
O mini weddig não é uma festa feita para quem quer economizar no orçamento, e sim para quem quer uma festa com mais qualidade para os amigos e familiares mais próximos.

Casamento em casa (Home Wedding)
O home wedding é um conceito bastante acolhedor e cheio de charme. Afinal, todos gostam da sensação de estar sendo recebido em casa, com carinho e aconchego.
A grande vantagem deste um home wedding é poder dizer SIM na sua própria casa- ou de algum familiar querido- e fugir das regras e limitações dos espaços comerciais. Com isso, o casamento terá 100% a carinha dos noivos.
Esse tipo de casamento é ideal para noivos informais, afinal ele traz um conceito bastante pessoal e íntimo. Isso sem contar que a decoração que aproveita os elementos do próprio espaço deixam tudo ainda mais mágico e com aquele toque vintage que gostamos tanto.

Casamento civil
O casamento civil é ato formal submetido a diversos requisitos previstos em lei para que a união seja reconhecida pelo Estado. Mas isso não quer dizer que essa cerimônia tem que ser chata e sem graça.
Antes de mais nada os noivos precisam tirar sua habilitação apresentando seus documentos, a fim de demonstrar sua capacidade civil para o casamento e a inexistência de impedimentos matrimoniais. Nosso guia explica direitinho tudo o que você precisa saber para fazer um casamento civil, passa lá. E depois dá uma olhadinha aqui no Pinter para ver inspirações bem bacanas para sua cerimônia!
O casamento civil pode ser celebrado fora do cartório e ser um dia inesquecível. Casar, por si só, já é uma experiência única, e essa cerimônia também é, especialmente se você fizer uma celebração para comemorar num espaço charmoso, com decoração personalizada, aconchego, carinho na escolha do vestido de noiva para casamento civil, bolo e mesa de doces, lembrancinhas, enfim, tudo o que envolve um dia único para vocês e seus convidados.

Casamento religioso com efeito civil
O casamento religioso com efeito civil é quando o Estado reconhece o casamento religioso realizado fora das dependências do cartório. O que isso quer dizer? Em vez dos noivos se casarem perante o Estado (com um juiz ou escrevente) , eles se casam apenas perante a igreja ou celebrante e o Estado apenas reconhece esse casamento.
No dia da cerimônia o casal recebe um Termo de Religioso com Efeito Civil. Esse documento deve ser encaminhado mais tarde ao cartório para ser trocado pela certidão de casamento civil.

Casamento sustentável (ecowedding)
Ignorar o impacto social e ecológico causado por nós na terra está ficando cada vez mais difícil de ignorar. Por causa disso, os noivos estão vendo nos casamentos sustentáveis uma maneira nova e permanente de celebrar.
Para organizar um casamento sustentável basta aplicar os 3 R’s da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar.
Qualquer pequeno gesto no planejamento do casamento, nem que seja um só item, ajuda o planeta. Não existe um mundo perfeito, mas esse pequeno gesto já é um caminho para se começar a promover maior sustentabilidade e cuidar com mais carinho do nosso planeta.

Horários de Casamento

Casamento na parte da manhã
Andamos recebendo muitos casamentos reais pela manhã- você pode ver todos eles aqui, seguidos por um brunch ou almoço descontraído. A maioria acontece ao ar livre e tem uma vibe mais informal e leve. É uma celebração mais familiar, intima e para os casais que curtem o dia, a natureza e muito charme.

Casamento na parte da tarde
Os casamentos que acontecem à tarde -que você pode ver aqui, na maioria das vezes no fim dela, são os queridinhos dos fotógrafos. Isso por que a luz é belíssima e o pôr do sol proporciona imagens deslumbrantes.
Os noivos acabam com o melhor de dois mundos: a luz natural para uma cerimonia romântica e a noite para celebrar com os amigos e familiares, em um ambiente completamente diferente, apesar de estarem no mesmo espaço.

Casamento noite a dentro
A vibe de um casamento à noite- que você pode ver aqui, é bem diferente dos outros períodos. Geralmente tem mais glamour e pode ser mais elegante que os casamentos realizados durante o dia. Os cenários parecem ainda mais apaixonantes com noites estreladas, velas e muitos fios de luz na decoração.

Planejamento é tudo para um casamento de sucesso
Além disso, é preciso prestar atenção no budget e ter um planejamento financeiro bem detalhado e organizado. Ter consciência do quanto se pode gastar ajudará a nortear as escolhas e a definir o que tem ou não lugar no planejamento.
Certifiquem-se de que a festa tenha a identidade de vocês e de que os gastos com a organização não ultrapassem o valor máximo estipulado. Use a nossa planilha, que você pode baixar gratuitamente aqui, é uma mão na roda!

 

Texto adaptado: LÁPIS DE NOIVA